quarta-feira

Para refrescar os olhos e a alma...

Bouguereau (1825-1905)
Na História das artes costuma enfatizar a importância dos pintores impressionistas e esquece-se de todos os outros artistas contemporâneos da época. Até hoje acontece muito esse fato, artistas de grande talento são colocadas à margem por não se enquadrar ao movimento artístico vigente.

Foi o caso de William-Adolphe Bouguereau, contemporâneo de Monet, Renoir e Degas, foi injustamente esquecido logo no início do século XX. Ser contemporâneo desses artistas, grandes inovadores no mundo das artes, não deve ter sido nada fácil, ao passo que o impressionismo causou uma ruptura com a pintura tradicional, presa a fórmulas acadêmicas desde o renascimento.

No seu tempo, porém, Bouguereau era referido como sendo um dos melhores pintores de França inclusivamente pelos seus colegas impressionistas. Fosse esta referência irônica ou não, o fato é que dá conta da projeção do artista no contexto da época.

Acredito que Bouguereau era a pessoa certa no momento errado.

2 comentários:

Invade e Fim. disse...

E porque só agora me destes o prazer das tuas palavras? Quanto tempo perdido o meu em poder também te descobrir...Me sinto muito feliz ao ler o que colocastes...É sempre um prazer saber que alguém gosta do que escrevo, me estimula ainda mais.
Vou ler um pouco do que há por aqui...
Um beijo.

splendid disse...

Although from different places, but this perception is consistent, which is relatively rare point!
nike dunk