segunda-feira

Bing Crosby – O Crooner da América

Harry Lillis Crosby (1903-1977), foi talvez o principal elo de transição entre o estilo "bel canto", operístico, que existia antes, e o estilo relaxado, moderno, de cantar, melhor exemplificado por seu seguidor Frank Sinatra. Sua gravação de "White Christmas", uma espécie de hino do Natal composta por Irving Berlin, foi o disco mais vendido do mundo durante mais de 50 anos, até ser suplantado por "Candle in the wind", uma homenagem de Elton John a Lady Diana.
Ele foi o primeiro cantor popular contratado por uma orquestra, em 1926 por Paul Whiteman, mesmo porque até então não havia um cantor definido e sim um instrumentista que fazia o vocal.
Entre 1927 e 1962, suas canções eram as mais tocadas nos EUA, com 368 gravações em seu nome e outras 28 como vocalista. Nos anos 30 e 40, um disco de Crosby em primeiro lugar só era desbancado por outro disco dele.



White Christmas - 1954
Crosby também fez sucesso no cinema. Em 30 anos de carreira, atuou em mais de 70 filmes, como "Alta Sociedade", ao lado de Grace Kelly, e "O Bom Pastor", com o qual ganhou o Oscar de melhor ator. Em 1960, a indústria fonográfica americana estabeleceu que Bing vendera 200 milhões de discos, em 1980, esse número dobrara. Bing surgiu na época que grandes compositores estavam também começando a buscar seu espaço como Cole Porter, Lorenz Hart e Ira Gershwin.

Bing Crosby é considerado por muitos o mais importante cantor no século XX.

Nenhum comentário: