quarta-feira

Dama com Arminho - Leonardo da Vinci - 1485-1490



No ano de 1485, Leonardo da Vinci inicia essa sua grande obra-prima: é o retrato de Cecília Gallerani, a Dama com Arminho, encomendado por Ludovico Sforza. A jovem, com sua cabeça pintada com a mesma mestria que a cabeça do belo anjo Uriel da pintura Madona das Rochas, com o olhar fixado para algo fora da pintura, fugindo do olhar do espectador, possui um rosto tranqüilo, insinuando o início de um sorriso sereno.
O arminho repete-lhe o movimento da cabeça, cuja pata curvada elegantemente correspondente ao movimento, criando uma sintonia entre a modelo e ele.
O Arminho representa o sobrenome da jovem em grego galée, mas também é o símbolo de seu amante Ludovico Sforza. Cecília abraça carinhosamente o seu amor junto ao colo.
"Quando ouvimos os sinos, ouvimos aquilo que já trazemos em nós mesmos como modelo. Sou da opinião que não se deverá desprezar aquele que olhar atentamente para as manchas da parede, para os carvões sobre a grelha, para as nuvens, ou para a correnteza da água, descobrindo, assim, coisas maravilhosas. O gênio do pintor há-de se apossar de todas essas coisas para criar composições diversas: luta de homens e de animais, paisagens, monstros, demônios e outras coisas fantásticas. Tudo, enfim, servirá para engrandecer o artista." (Leonardo da Vinci)

3 comentários:

ana v. disse...

Olá Carlos! Gostei de tudo aqui: a estética, a escrita, os temas.
E gostei de saber que, tal como eu, gostas de mestre Magritte!
Vou acrescentar este blogue aos meus links e espero continuar a ter sempre a tua visita. :-)

Carlos Barros disse...

Cara Ana, é com imenso prazer que recebo tua visita. Fico lisonjeado com tuas palavras. E quanto a ti visitar,há muito tornou-se um hábito diário. Mais uma vez te agradeço pela visita e por inserir-me nos links desta maravilhosa porta.
Abraços.

Anônimo disse...

Read your article, if I just would say: very good, it is somewhat insufficient, but I am still tempted to say: really good!
runescape gold