quarta-feira

Para refrescar os olhos e a alma...

Bouguereau (1825-1905)
Na História das artes costuma enfatizar a importância dos pintores impressionistas e esquece-se de todos os outros artistas contemporâneos da época. Até hoje acontece muito esse fato, artistas de grande talento são colocadas à margem por não se enquadrar ao movimento artístico vigente.

Foi o caso de William-Adolphe Bouguereau, contemporâneo de Monet, Renoir e Degas, foi injustamente esquecido logo no início do século XX. Ser contemporâneo desses artistas, grandes inovadores no mundo das artes, não deve ter sido nada fácil, ao passo que o impressionismo causou uma ruptura com a pintura tradicional, presa a fórmulas acadêmicas desde o renascimento.

No seu tempo, porém, Bouguereau era referido como sendo um dos melhores pintores de França inclusivamente pelos seus colegas impressionistas. Fosse esta referência irônica ou não, o fato é que dá conta da projeção do artista no contexto da época.

Acredito que Bouguereau era a pessoa certa no momento errado.

Um comentário:

Unknown disse...

E porque só agora me destes o prazer das tuas palavras? Quanto tempo perdido o meu em poder também te descobrir...Me sinto muito feliz ao ler o que colocastes...É sempre um prazer saber que alguém gosta do que escrevo, me estimula ainda mais.
Vou ler um pouco do que há por aqui...
Um beijo.